top of page

Seu SISO está nascendo? Veja 5 dicas para aliviar a DOR e o DESCONFORTO!

oraladvanced1

Atualizado: 13 de abr. de 2021






Apesar de o dente do siso ser considerado desnecessário pela maioria dos dentistas, a dor ou desconforto deste dente nascendo é algo que a grande maioria das pessoas irá experimentar. Esta situação é tão desconfortável pois se reflete na mandíbula, ossos do maxilar, gengiva e garganta.

Apesar de o dente do siso ser considerado desnecessário pela maioria dos dentistas, a dor ou desconforto deste dente nascendo é algo que a grande maioria das pessoas irá experimentar. Esta situação é tão desconfortável pois se reflete na mandíbula, ossos do maxilar, gengiva e garganta.
Seu SISO está nascendo? Veja 5 dicas para aliviar a DOR e o DESCONFORTO!

Entre os 15 e 21 anos, esse terceiro molar pode começar a nascer e causar dor pela força que o dente faz para conseguir seu lugar. Isso acaba inflamando a gengiva, chamada de pericoronarite.


Veja algumas formas de aliviar a dor do dente siso até que chegue o dia da consulta com o dentista em Criciúma.


1. Fazer bochecho com medicamentos naturais

As plantas também têm ação terapêutica para amenizar a dor do dente siso e são uma alternativa para quem deseja um tratamento mais natural. Você pode usar o chá de malva bem concentrado e fazer bochechos com a solução em temperatura morna para fria, cerca de um copo três vezes ao dia. O uso da malva é indicado nas inflamações da boca (aftas e gengivites) e garganta, principalmente na forma de gargarejos.

Já o sal estimula reações analgésicas e anti-inflamatórias no organismo, por isso, é eficaz para amenizar a dor do dente siso quando combinado com água morna. Basta aquecer 200 ml de água e acrescentar uma colher de sobremesa de sal.

Faça bochechos com essa solução, pelo menos, três vezes por dia, dando ênfase para a região onde o dente está nascendo. Movimente a água gentilmente por alguns segundos e cuspa. Não é necessário enxaguar a boca.


2. Aplicar compressas

Compressas frias e quentes ajudam a aliviar a dor, mas cada uma tem indicações diferentes. A quente é recomendada quando a dor está latejante, uma sensação que se estende para os ossos do rosto.

A compressa fria é indicada quando existem sinais de inflamação. Se a gengiva estiver inchada, avermelhada, ferida e sangrando, essa é a melhor opção, porque a baixa temperatura minimiza o processo inflamatório.

Em ambos os casos, a compressa é aplicada pelo lado externo, onde o dente está nascendo. Procure proteger a pele e evite colocar peso demais. Uma aplicação de 15 a 20 minutos três vezes por dia é suficiente.


3. Mudar a alimentação temporariamente

Enquanto o dente estiver nascendo, é interessante fazer mudanças na alimentação. Isso porque a textura de alguns alimentos pode ser prejudicial para a gengiva, enquanto ela está fragilizada e sensível.

Prefira alimentos mais macios ou pastosos, evitando aqueles difíceis de mastigar e duros. Também tenha o cuidado de evitar pratos muito quentes, porque o calor pode agravar a inflamação.


4. Aplicar um medicamento tópico

Nas farmácias, você encontra medicamentos que podem ser aplicados na gengiva para aliviar a dor do dente siso. Os spray são mais confortáveis, já que não é necessário tocar o local para aplicar a medicação. Converse com o farmacêutico e explique o seu quadro para que ele indique um analgésico eficaz. O ideal é que a substância ajude a amenizar a inflamação, reduzir a dor e manter a higiene da região. Não se esqueça de seguir a forma de uso recomendada na bula.


5. Manter a higiene em dia

É fundamental manter a higiene do dente que está nascendo e da gengiva. Essa é a dica principal porque, sem o devido cuidado, resíduos de alimentos se depositarão ali, estimulando a formação da placa bacteriana e agravando a inflamação.

Use uma escova macia para evitar lesões e faça as cerdas penetrarem na gengiva que ainda está sobre o dente. Faça isso mesmo que ocorra sangramento gengival momentâneo, pois este é decorrente da pericoronarite local. Se o incômodo for grande demais, prefira um cotonete para fazer uma higienização mais delicada, utilizando um antisséptico a base de Gluconato de Clorhexidina a 0,12%. O importante é não deixar de fazer essa limpeza.


Mesmo com essas opções para aliviar a dor do dente siso, é fundamental consultar um dentista em Criciúma. Afinal, ela pode ser decorrente de problemas com o nascimento do dente, exigindo sua extração. Somente o dentista pode avaliar o seu caso profundamente e indicar o tratamento adequado.


Está em Criciúma ou nas cidades vizinhas? Marque uma avaliação conosco! Ficarei feliz em te conhecer e poder te ajudar a enfrentar essa fase que, com certeza, vai passar!


Grande Abraço. Cuida bem de você!

Dr. Gustavo Pizzolotto

Oral Advanced Odontologia e Estética Orofacial

324 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook

©2019 por ORAL ADVANCED Odontologia e Estética Orofacial

bottom of page